Saque FGTS
A princípio, quando uma pessoa recebe sua carta de demissão sem nenhum indício de justa causa, ela tem direito a receber o benefício de saque do seu FGTS. Em geral, o processo para retirar o valor do seu benefício não é complicado. Dessa forma, assim que o empregado souber da demissão ele deve informar a CEF por meio do site do FGTS sobre o ocorrido. Então uma chave de acesso é gerada para que ele consiga sacar a quantia em dinheiro do seu benefício.
É comum que para concluir esse processo seja preciso aguardar por um prazo de até 5 dias úteis depois que o contrato de fato rescindir. No entanto, quanto a quantia em dinheiro, esse valor apenas fica disponível para sacar por um período de 30 dias com a chave. Depois disso, caso a pessoa não realize o saque é preciso solicitar de novo para que se gere uma nova chave, também com prazo de até 30 dias valendo. Para conseguir ter acesso ao seu benefício é fácil, porém você deve ficar atento a alguns passos para não errar durante o processo. Acompanha com atenção:
Como Fazer o Saque do FGTS?
Em suma, quanto as quantias que são liberadas elas vão até um total máximo de R$ 1.500,00. Além disso, já se você não sabe onde pode retirar os valores, pela loteria, unidade do Caixa Aqui, caixas de bancos é possível. No entanto, só consegue fazer o saque do valor aquelas pessoas que levam em mãos alguns itens essenciais. Por exemplo, o cartão de cidadão e a senha que cadastrou para acessar sua conta.
Por outro lado, se o valor do seu benefício vai além desse total máximo de saque por essas redes, então as condições mudam um pouco. Já que assim o usuário deve ir até uma agência presencial da CEF para sacar seu dinheiro. Nesse caso se devem levar mais alguns documentos pessoais em mãos. Dentre eles:
-
- Documento original com foto (CNH ou RG);
- Documento de carteira de trabalho oficial;
- Número de PASEP e PIS;
- Contrato que comprove a rescisão com o trabalho;
- Código chave de acesso.
Contudo, em casos que o saque do valor do FGTS partem de diferentes motivos que não sejam por demissão, esse processo de solicitar o saque é um pouco diferente. Hoje, ainda existem mais algumas alternativas para sacar o valor do benefício de forma online. Assim, a pessoa por meio do acesso a sua conta transfere a quantia do benefício a uma conta em seu nome para qualquer banco. Caso tenha interesse em sacar seu benefício dessa forma, basta baixar em sua loja de aplicativos do celular o App do FGTS.
Quando Sacar o Benefício
Sobretudo, o benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço não é autorizado a sacar ou movimentar por qualquer razão. A princípio, o motivo que mais permite a movimentação desse dinheiro é a demissão a partir de uma carta sem justa causa. Ou seja, para conseguir sacar esse dinheiro é preciso ter em mãos a rescisão do seu contrato. No entanto, existem alguns casos extremos onde o trabalhador recebe autorização para movimentar esse dinheiro. Sendo elas:
-
- Demissões onde a empresa possa ter entrado em estado de falência, por culpa ambígua ou do empregador;
- Caso se passe 3 anos sem que você trabalhe de carteira assinada;
- Para financiar algum tipo de imóvel ou para quitar qualquer dívida de imóveis em seu nome;
- Para aposentar;
- Por morte do trabalhador;
- Se apresentar um quadro grave de doença ou esteja em estado terminal.
- Ainda existe a chance de obter a partir do saque de aniversário, no entanto por essa opção a alternativa de sacar pela rescisão é exclusa.