A CNH Social é um programa do Governo que, portanto, oferece a possibilidade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação de graça para pessoas de baixa renda. Este programa é muito importante, pois permite que, assim, muitos cidadãos tenham acesso à CNH, o que pode abrir portas para novas oportunidades de emprego e melhorar a mobilidade urbana.
Para se qualificar para a CNH Social, é necessário, dessa forma, atender a alguns critérios, como ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Essa iniciativa visa, sobretudo, ajudar aqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos de uma habilitação.
Para se cadastrar na CNH Social, é preciso ficar atento às datas de abertura das inscrições, que são divulgadas pelos Detrans de cada estado. Portanto, assim que a inscrição estiver aberta, você deve acessar o site do Detran do seu estado e procurar pela área de CNH Social. Lá, você encontrará todas as informações e o link para o formulário de inscrição.
No formulário, você precisará preencher com seus dados pessoais, como nome completo, CPF, endereço, entre outros. Além disso, também é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS), que é fornecido pelo CadÚnico. Após o envio do formulário, o Detran irá analisar as informações e, se você atender a todos os critérios, será convocado para as próximas etapas, que incluem exames médicos e psicotécnicos.