De acordo com a nova medida provisória aprovada pelo Senado, os beneficiários do Auxílio Brasil agora têm a possibilidade de usar o benefício para transferência de renda. Sendo assim, agora vai conseguir contratar o seu empréstimo consignado do Auxílio Brasil com muita facilidade. Quem faz parte dos programas sociais podem autorizar a União para que use o benefício para descontos de financiamentos e de empréstimos.
No entanto, o beneficiário pode usar apenas 40% do valor recebido para fazer pagamentos referentes as linhas de crédito. Saiba que o texto que acaba de entrar em vigor já havia sido editado no mês de março por meio de um Executivo. Agora, a medida já foi aceita pela Câmara e se prepara para receber aprovação presidencial para que o empréstimo consignado Auxílio Brasil fique disponível para contratação. Leia mais sobre o assunto no post a seguir e tire suas dúvidas sobre essa nova oferta de crédito.
Para começar, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil permite que o contratante use até 40% do valor da parcela do benefício social para pagamento da dívida. Saiba ainda que 5% do valor você pode usar ara que faça pagamentos do cartão de crédito ou realize pagamentos de dívidas. Os prazos de pagamento oferecidos por meio dessa linha de crédito são de 48 meses. As taxas de juros aplicadas também são baixas, fazendo com que pague por uma média de 2% ao mês.
No dia 12 de maio de 2022, o Congresso prorrogou uma medida provisória por mais 60 dias. Assim, tudo seria discutido mais a fundo para que a linha de crédito fosse oferecida ao público do programa social. Dessa maneira ainda que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil esteja de fato confirmado, ainda não existe uma previsão para que tenha um lançamento. Ou seja, ainda não está disponível para que seja contratado.
A Medida Provisória do Empréstimo Auxílio Brasil foi para a sanção por meio do atual presidente Jair Bolsonaro. Por isso, estima-se que a linha de crédito esteja disponível para contratação dentro de pouco tempo. Contudo, saiba que a MP ainda precisa de sanção para que passe a ter validade.
Sobretudo, saiba que a MP foi votada em último momento a pedido do relator da iniciativa. O Senador Davi Alcolumbre. Sendo assim, de acordo com a opinião do Senador, existe uma necessidade urgente para que a linha de crédito esteja disponível para as famílias de todo o país. Isso porque, as famílias mais carentes têm acesso menor a linhas de crédito.
Isso faz com que os níveis de renda caiam e a inflação suba. Ou seja, grande parte das pessoas mais pobres acabam recorrendo a formas informais de crédito, que podem custar muito caro. Dessa forma, o Governa estima que mais de 77 bilhões de reais sejam injetados na economia com o novo empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Saiba que a nova MP também tem como objetivo aumentar a margem de crédito consignado disponível em todo o mercado financeiro. Ou seja, o cliente vai conseguir usar mais de sua renda para pagar o empréstimo. Sendo assim, os benefíarios do INSS passam a ter 45% de limite do benefício para contratar empréstimo consignado. Então, essa margem fica sendo dividida em 3 partes. Veja a seguir:
Já para outros tipos de crédito, a margem passa de 35% para 40%. No entanto, 5% desse valor fica destinado para que pague a linha de crédito em seu cartão. Para os servidores públicos, a lei prevê um desconto maior na folha de pagamento.
Por fim, agora que já sabe mais da nova linha de crédito para quem recebe o Auxílio Brasil. Não deixe de ficar por dentro de tudo sobre o assunto. Assim, pode se informar para quando o crédito estiver disponível. Desse modo, vai usar o seu Auxílio Brasil para ter o dinheiro que precisa de modo simples, fácil e sem complicação.