Antes de mais nada, vale deixar claro que o saque aniversário do FGTS trata-se de uma modalidade criada a pouco tempo. Isso porque, foi lançado durante a gestão do governo de Jair Bolsonaro no ano de 2019.
Dessa forma, nesse período o objetivo do governo era fazer com que os recursos liberados aos trabalhadores movimentassem a economia do Brasil. Isso porque, parte do saldo do FGTS liberado aos brasileiros, podiam ser usados para investir, viajar, contas.
Vale lembrar que nesse período a gestão do ex-presidente Bolsonaro também liberou o saque extraordinário do fundo de garantia. Mas, nessa modalidade, os trabalhadores puderam fazer a retirada de uma parcela única de R$ 1 mil nas contas ativas do fundo de garantia.
Outra iniciativa de movimentar a economia do país. Contudo, na gestão do Governo Lula em 2023 ainda não existem expectativas que ações de retirada do fundo de garantia aconteçam.
O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, critou a modalidade de saque aniversário do FGTS por conta de sua carência. Isso porque, quando o trabalhador adere ao saque aniversário ele deixa de receber a rescisão do FGTS em casos de demissão sem justa causa. Além disso, caso queira voltar a modalidade de saque original, o cidadão vai ter que aguardar no mínimo dois anos.
Primeiro, saiba que o valor disponível para retirada vai depender de quanto o trabalhador tem disponível em sua conta do fundo de garantia. De qualquer forma, o saque fica disponível apenas no mês de aniversário do cidadão. A quantia pode variar de acordo com os valores de depósitos feito pelo empregador todos os meses. Nesse sentido, essa opção de saque permite que faça a retirada de 5% a 50% do valor disponível.
Porém, saiba que a alíquota é aplicada ao saldo da conta que pode diminuir de acordo com que os valores crescem. Nesse sentido, os valores para pessoas que tem mais contas no fundo de garantia sempre é mais atrativo. Sem falar que em alguns casos pode receber uma parcela bônus. Além disso, o valor do saque aniversário pode mudar a cada ano. Isso porque, o saldo vai mudando de acordo com cada depósito.
Primeiro, devemos deixar claro que existem algumas regras que deve conhecer antes de fazer a adesão dessa opção de saque do FGTS. Para começar, deve fazer o pedido por essa modalidade de saque até o último dia útil do mês em que faz aniversário, para que receba os valores no mesmo ano.
Ao fazer a solicitação do saque aniversário fora do prazo, vai receber os valores de retirada apenas no ano seguinte. Tenha em mente que ao aderir ao saque ainda vai perder o direito de receber rescisão em casos de demissão sem justa causa. Ao considerar todos esses pontos, pode fazer o pedido para aderir a modalidade de modo 100% online.
Enfim, se tem saldo disponível no FGTS, não perca tempo e faça a adesão do saque aniversário o quanto antes. Até mais!